Você já leu o manual de uso e manutenção do seu imóvel? Se respondeu não, fique tranquilo, pois você não é o único. O fato é que poucas pessoas têm o hábito de conferir as instruções da construtora, e esquecem que ler o manual é de extrema importância, principalmente quando desejam realizar alguma reforma ou modificação no imóvel.
O que é o manual do proprietário?
O manual de uso e manutenção tem por finalidade fornecer informações, orientações e esclarecimentos ao proprietário sobre o funcionamento, conservação e manutenção das condições de estabilidade, segurança, salubridade e conservação da unidade.
Por meio do manual do proprietário, a construtora informa quais são os direitos e obrigações de quem adquiriu o imóvel. Exprimindo claramente sobre as atitudes que podem acarretar a perda de garantia ou até em riscos para as instalações.
Contém instruções para reformas e manutenções, por isso, caso seja necessário trocar um piso, revestir uma parede ou consertar algum encanamento, por exemplo, o manual irá informar com instruções de quais materiais podem ser utilizados e o que pode ser prejudicial à estrutura.
Isso porque, no documento, possui as cópias dos projetos que foram utilizados na construção do edifício. Dessa forma, a parte estrutural, arquitetônica e elétrica, por exemplo, estão anexadas no manual. Além disso, o documento também inclui os direitos e deveres do cliente e da empresa. Portanto, tudo que diz respeito às responsabilidades de cada parte está disponível para consulta no manual.
O manual do proprietário nada mais é do que um guia completo de cuidados com o imóvel, para que práticas inadequadas, como certos tipos de reformas ou manutenções, sejam evitadas e não causem transtornos.
Confira, cinco motivos que farão você parar por alguns minutos para conhecer melhor seu imóvel:
PRAZOS DE GARANTIA
O prazo de garantia é o período em que empresa construtora responde pela adequação do produto quanto ao seu desempenho, dentro do uso esperado. Cada construtora define os prazos e cuidados necessários para que o imóvel seja submetido a manutenções periódicas. É necessário que esses prazos sejam observados, a fim de que não se tenha prejuízo. Fique atento!
MANUTENÇÕES PREVENTIVAS
Como qualquer outro bem, o imóvel demanda cuidados e manutenções preventivas. Nos termos da ABNT NBR 5674, a manutenção caracteriza-se por serviços cuja realização seja programada com antecedência, priorizando as solicitações dos usuários, estimativas da durabilidade esperada dos sistemas, elementos ou componentes das edificações em uso, gravidade e urgência, e relatórios de verificações periódicas sobre o seu estado de degradação. Sendo assim, a manutenção de um imóvel é sinônimo de qualidade e conservação de um bem, evitando o surgimento de infiltrações, ruídos, deformidades visuais, danos funcionais, ou qualquer tipo de incômodo.
MODIFICAÇÕES NO IMÓVEL
Personalizar seu imóvel é um desejo de muitas pessoas, porém, dependendo da intervenção, a personalização pode ser extremamente prejudicial à garantia do imóvel. A troca de piso, a abertura de portas, paredes ou janelas, modificações no forro de gesso, na iluminação, entre outros, são alguns exemplos que podem resultar na perda da garantia. Portanto antes de iniciar uma reforma, consulte o manual e veja o que a construtora recomenda.
CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS ADEQUADOS
Tanto a construtora quanto o proprietário têm suas obrigações para com a manutenção e a conservação da obra. Esse trabalho de manutenção da estrutura é essencial e não deve ser feita de maneira improvisada ou informal, o serviço técnico deve ser executado por empresas especializadas e por profissionais treinados adequadamente para sua segurança e garantia. Lembre-se, a Norma de Reformas da ABNT (NBR 16.280:2015) exige que o proprietário deve contratar profissional habilitado que deverá assumir a responsabilidade técnica pelas obras e cumprir o plano de reforma, e todas as normas internas, que interfiram na segurança da edificação, pessoas e sistemas.
ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAIS
O manual do proprietário contém as instruções para lidar com as situações de reformas e manutenções, indicando quais materiais e marcas são recomendadas e podem ser utilizados nos reparos, seus respectivos fornecedores, e a quem ele deve recorrer para suporte. Metais sanitários, fechaduras, portas, rodapés, tintas, granitos, esquadrias, cerâmicas, são alguns exemplos de materiais que são especificados e recomendados pela construtora do seu imóvel.
Exija o seu manual do Proprietário e fique atento a todas as recomendações.